top of page

Por onde começo a configurar a exposição?

Para esta aula, o ideal é que tenham feito a leitura das aulas anteriores sobre exposição, abertura do diafragma, tempo de exposição e ISO.

 

Anteriormente falamos que para se controlar a exposição, o fazemos através desses três pilares: abertura do diafragma, tempo de exposição e ISO. Pois bem, por onde devo começar? Você deve estar se perguntando. Não existe uma regra, mas iremos colocar aqui algumas dicas ou guia para determinadas circustâncias, que poderão variar de acordo com o resultado que você desejará obter.

 

Modo manual ou não Manual, eis a questão...

Você acaba de comprar sua DSLR ou Superzoom (ou qualquer câmera que possua o modo manual), você provavelmente já leu nossas aulas, aí pensa: ai ai todas as minhas fotos de agora em diante serão no modo manual... Cuidado!!!! Eu também cometi este ledo engano.

Para aprender a operar sua câmera no modo manual, é preciso sim praticar, mas você deve ter em mente qual recurso aplicar em determinada situação e com qual objetivo. Muitas vezes queremos uma foto, sem nenhum diferencial, sem nenhum efeito, apenas uma foto. Ah Fabiano, então no posso tirar fotos corriqueiras no modo manual? Sim pode, mas para praticar tudo o que falamos até agora, o ideal é que você o faça de forma mais focada (gostaram do trocadilho? você de forma mais focada não a câmera, hehehe piadinha infame). Exemplo: quero fazer uma foto com o fundo desfocado... Quero fazer uma foto com a água transmitindo idéia de movimento... E por aí vai.

 

Mãos à massa ou melhor dedos às configurações =)

 

Se a cena possui movimento

Se o assunto está ou possui alguma coisa em movimento, você poderá começar a configuração pelo tempo de exposição (Velocidade do Obturador). Lembra que dependendo do tempo de exposição que configuramos podemos congelar (tempo de exposição menor) ou transmitir a idéia de movimento (tempo de exposição maior) a imagem? Pois então, é justamente isso que você deve ter em mente.

O esquema abaixo ilustra uma situação de você querer trasmitir a idéia de movimento a cena:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quero tudo nítido ou com fundo desfocado?

Para que tudo ou parte saia nítido na foto, você deve começar a configuração pela abertura do diafragma. Lembra que ela é a responsável, além da quantidade de luz que vai passar, por regular a profundidade de campo? Pois então, se quer tudo nítido, maior deverá ser a profundidade de campo. E como conseguimos isso? Diminuindo a abertura. Não quer tudo nítido? Logo a profundidade de campo deverá ser menor. Como conseguimos isso? Aumentando a abertura.

O esquema abaixo ilustra uma situação de você querer captar os objetos de perto ou de longe com maior nitidez, ou seja, com maior profundidade de campo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O esquema abaixo ilustra uma situação de você querer captar os objetos de perto com maior nitidez do que os objetos de longe, ou seja, com menor profundidade de campo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obs: vale ressaltar que obter uma menor profundidade de campo (pra te possibilitar tirar aquelas famosas fotos com o fundo desfocado) está relacionado ao quanto sua lente te oferece de abertura máxima do diafragma. Com uma lente com abertura máxima de F1.8 você conseguirá mais facilmente do que outra com abertura máxima de F3.5.

 

E por último, mas não menos importante...

O ISO pode ser o último item a ser configurado, lembra de que trabalhar com ISO elevado pode causar ruídos (granulação) à fotografia? Principalmente nas áreas de cor preta? Uma vez configurado o tempo de exposição e a abertura do diafragma, você configura o ISO, parta do 100 (menor sensibilidade) e vá aumentando até conseguir a exposição correta, indicada no fotômetro.

O esquema abaixo ilustra uma situação de você ter que fotografar em péssimas condições de iluminação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer colocar em prática o que aprendeu, mas não possui uma câmera?

Acesse o simulador SLR CameraSim. nele você poderá configurar a sensibilidade (ISO), abertura do diafragma e tempo de exposição (velocidade do obturador).

Na primeira coluna, você poderá configurar as condições de iluminação (“Lighting”), distância do objeto (“Distance”) e distância focal/zoom (“Focal Length”). Na coluna do meio escolha o Modo Manual! E na coluna da direita, configure a sensibilidade (ISO), abertura (Aperture) e o tempo de expsosição (Shutter).

Lembrando sempre de verificar o nível de exposiçãoda imagem. Para fotografar, clique no botão “Snap photo”. Boas fotos =)

Deixem aqui suas dúvidas, comentários, crtíticas, etc e tal.

Esquema para fotografar objetos em movimento (Foto: Techtudo/Adriano Hamaguchi)

Esquema para fotografias com maior profundidade de campo, com aberturas menores (Foto: Techtudo/Adriano Hamaguchi)

Esquema para fotografar em péssimas condições de iluminação, com alta sensibilidade ISO (Foto: Techtudo/Adriano Hamaguchi)

Esquema para fotografias com menor profundidade de campo, com aberturas maiores (Foto: Techtudo/Adriano Hamaguchi)

Simulado rde fotografia com ajustes manuais de ISO, abertura de diafragma e tempo de exposição (Foto: Reptodução/CameraSim)

bottom of page