top of page

Tempo de Exposição (Velocidade do Obturador)

O segundo dos três pilares responsáveis por controlar o nível de exposição que estudaremos aqui será o tempo de exposição.



Também conhecido como velocidade do obturador ou shutter speed, em inglês, o tempo de exposição, como o nome sugere, é o tempo em que o sensor ficará exposto à luz.



Fazendo uma conexão com a aula anterior, quando disparamos uma fotografia, o diafragma irá se abrir (até a abertura que você definiu) por X tempo, este X tempo é chamado de tempo de exposição, depois o diafragma se fecha novamente impedindo a passagem de luz. Logo, podemos deduzir que quanto maior tempo de exposição, maior a captação de luz e quanto menor o tempo de exposição, menor a captação de luz.



O tempo de exposição é medido da seguinte forma varia normalmente de 30 segundos à 1/8000. Isso mesmo, na maioria dos casos nos referiremos ao tempo de exposição como uma fração, ou melhor, frações de segundo: 1/100, 1/4000, 1/8000, etc.



Para velocidade 1/100, por exemplo, a câmera irá exibir apenas a parte debaixo da fração, no caso o 100. Para velocidades de 1 segundo ou mais lentas, a câmera mostrará um sinal de apóstrofe após o número, por exemplo 1", o que significa que a velocidade do obturador é de 1 segundo, 2", de 2 segundos, 3" de 3 segundos e assim por diante.



Um outro lado da moeda...

Quando aumentamos o tempo de exposição, além de simplesmente captarmos mais luz, conseguimos dar "movimento" às nossas fotos... xiiiiiiii... Não leia isso alto... vão pensar que você e eu estamos loucos rsrs. Na verdade quanto utilizamos um longo tempo de exposição, tudo que estiver em movimento na nossa foto, tende a ficar um pouco embaçada, e é justamente esse efeito dá a ideia de movimento. Visualize o que falamos no esquema abaixo:





















































Calma, não vá com muita sede ao pote...

Quando trabalhamos com longos tempos de exposição, é preciso ser preciso rs, tirando o trocadilho, o assunto é sério. Ao menor movimento da câmera ou tremido, a foto poderá sair toda borrada. A solução? Utilize um tripé... Até à próxima pessoal...

Esquema mostra o funcionamento do obturador e como suas diferentes velocidades afetam a fotografia (Foto: Alex Wise/ Esquema: Techtudo)

Deixem aqui suas dúvidas, comentários, crtíticas, etc e tal.

bottom of page