top of page

Abertura do Diafragma

O primeiro dos três pilares responsáveis por controlar o nível de exposição que estudaremos aqui será a abertura do diafragma.



O diafragma seria para lente o que a pupila é para nossos olhos, ou seja, regula a quantidade de luz que chegará até o sensor. Ele é formado por um conjunto de lâminas bem finas aglutinadas que ficam situadas dentro da lente e deixam um orifício no meio, por onde a luz passa.



Este orifício pode aumentar ou diminuir de tamanho. A unidade de medida da abertura é simbolizada pelo “F”. Um pequeno mais importante detalhe que merece atenção é: quando diminuímos o valor "F", maior é a abertura. Enquanto que quando aumentamos o valor "F", menor será a abertura. Os valores F variam de lente para lente, por exemplo, quando se fala de uma lente clara (permite mais entrada de luz), estamos falando de uma lente com abertura de f/1.4... f/1.8... Geralmente são lentes mais caras, justamente por possuírem uma grande abertura máxima (grande, apesar do "F" ser pequeno rs) Veja abaixo um esquema com diversas aberturas de diafragma: 









Não se esqueçam do que foi dito anteriormente: quanto menor o "F", maior a abertura, quanto maior o "F ", menor a abertura.



Quando devo usar abertura maior ou menor?

Lembra que precisamos de luz para fazer a fotografia? E que a quantidade de luz não pode ser muita e nem pouca? Pois então, em ambientes mais escuros, precisamos de mais luz, logo, maior abertura do diafragma. Em ambientes mais iluminados, precisamos de menos luz, logo, menor abertura do diafragma.



Um outro lado da moeda...

Além de regular a quantidade de luz que entra, outro ponto importantíssimo no qual a abertura do diafragma interfere é a profundidade de campo. Quando a abertura do diafragma for menor ("F" maior), maior será a profundidade de campo, ou seja, uma área maior da sua foto ficará nítida. Em contra partida, quando a abertura do diafragma for maior ("F" menor), menor será a profundidade de campo, ou seja, uma área menor da sua foto ficará nítida.



Caramba, mas por quê eu iria querer uma área menor de nitidez na minha foto?

Sabe aquelas fotos em que você vê o rosto da pessoa, vivo, chamando bastante atenção? Tanto que você nem repara o fundo? Pois então... Repare o fundo... Muitas vezes ele está desfocado, e é justamente por isso que o rosto da pessoa ganha tanto destaque. É a chamada foto com o fundo desfocado, foto que todo fotógrafo iniciante quer tentar fazer logo de cara quando compra sua primeira DSLR =)



Não fiquem preocupados, veremos mais sobre profundidade de campo mais à frente.

Esquema ilustrado que mostra os efeitos das pequenas e grandes aberturas (Foto: Techtudo/Michael Andrew)

Deixem aqui suas dúvidas, comentários, crtíticas, etc e tal.

bottom of page