top of page

Exposição

Podemos dizer que a exposição é a "alma do negócio" quando se fala de fotografia, e saber controlá-la na fotografia manual será a "sua alma do negócio".



Nossos olhos conseguem ver o mundo a nossa volta poque tudo reflete luz, cada objeto a sua maneira, fazendo com que enxerguemos formatos e cores diferentes. O preto por exemplo absorve toda a luz, enquanto que o branco reflete toda a luz.



Para conseguirmos fotografar, é necessário que controlemos a quantidade de luz que entra pela lente e atinge o sensor da nossa câmera. Da mesma forma que a luz refletida pelos objetos chega aos nossos olhos e conseguimos enxergar, assim também acontece quando a luz chega ao sensor e a imagem é formada.



É necessário que este controle seja feito corretamente, pois, da mesma forma que não enxergamos bem com luz de menos ou luz de mais, o mesmo acontece com a fotografia, que pode ficar subexposta ou superexposta.



Subexposição: ocorre quando há pouca luz, seja por falta de luz no ambiente a ser fotografado ou porque sua câmera não está configurada para captar luz suficiente (veremos como realizar estas configurações nas próximas aulas), ou seja, sua foto sairá escura.



Superexposição: ocorre quando há muita luz, seja por excesso de luz no ambiente a ser fotografado ou porque sua câmera não está configurada para NÃO captar tanta luz (veremos como realizar estas configurações nas próximas aulas), ou seja, sua foto sairá estourada.



Veja na próxima imagem, um exemplo em que uma mesma fotografia foi tirada com níveis de exposições diferentes:

























 

Como saber se a fotografia ficará subexposta ou superexposta?

A resposta para esta pergunta se chama fotômetro. Quando você for usar sua DSLR para tirar uma fotografia, no visor da câmera estará sendo exibida uma régua como a da imagem abaixo. O retângulo abaixo da régua, indica o nível de exposição da cena que será fotografada. Quando este retângulo estiver centralizado, da mesma forma que na imagem abaixo, será um indicativo que o nível de exposição está equilibrado. Se o retângulo estiver mais a esquerda, que a foto está subexposta e a direita, que a foto está superexposta. Vale ressaltar que quanto mais a esquerda mais subexposta e quanto mais a direita, mais superexposta.



 

 

 

 

 

 

 



Então nunca devo tirar uma foto sub ou superexposta?

A resposta é: claro que pode!!!. Às vezes queremos justamente dar um efeito diferente em nossas fotos, seja com sombras e contornos (subexposta) ou com bastante brilho e pouco contraste (superexposta), mas isso veremos em aulas futuras quando formos falar de fotografia Low Key” e “High Key”. Fica aqui apenas uma imagem de aperitivo em que essas técnicas foram utilizadas:























O três principais pilares que vão te permitir controlar o nível de exposição das suas fotografias são: ISO, abertura do diafragma, tempo de exposição (velocidade do obturador). Esses três pilares serão abordados nas próximas aulas. Até lá =)

Comparativo entre imagens subexposta à esquerda, com boa exposição no meio, e superexposta à direita (Foto: Techtudo/Exposure Guide)

Fotografia de uma rosa com a técnica low key à esquerda, e de um bebê com a técnica high key à direita (Foto: Techtudo)

Deixem aqui suas dúvidas, comentários, crtíticas, etc e tal.

bottom of page